O FUSCALDO Advogados é um escritório com forte atuação cível e empresarial, especializado no atendimento de investidores e empreendedores.

A nossa história começa com Gustavo Fuscaldo Couri (1980), sócio fundador do Escritório, membro de uma das família mais tradicionais da cidade de Niterói, com vocação empresarial nos segmentos da indústria de massas alimentícias e da construção civil.
Gustavo viu-se desde cedo envolto com às questões cotidianas do atuar empresarial, e a necessidade de sua estruturação firme e consolidada, especialmente nas questões jurídicas a elas afetas.
Assim sendo, formou-se em Direito (1998-2002), pela Universidade Cândido Mendes (Centro – Rio de Janeiro), sendo aprovado no imediato Exame de Ordem, na especialidade prático-profissional Direito Empresarial.
Especializou-se em Relações de Consumo pela Fundação Getúlio Vargas (2003-2004) atentando para a salutar necessidade de atenção e observância das normas de consumo pelas empresas.
Atuou como advogado e consultor de empresas e até o final do ano de 2005, quando foi convidado para atuar como Coordenador Jurídico da Fiscalização do PROCON/RJ, onde cooperou com o primeiro caso de recuperação judicial e desenvolveu metodologias de trabalho até hoje praticadas pela autarquia, em especial escopo nas rotinas de fiscalização educativa prévia.
No segundo semestre de 2006 recebeu o convite para implantar e coordenar o contencioso de massa de um dos maiores escritórios de advocacia do Estado do Rio de Janeiro, atuando diretamente com Diretorias Jurídicas e back office de empresas prestadoras de serviço público, construindo uma parceria que propiciou o aprimoramento dos sistemas de gestão e controle empresarial e o aumento de acordos judiciais e extra em demandas consumeristas, com considerável aumento na contingência.
Em 2007 por meio de concurso público foi aprovado para o curso de pós-graduação da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, sendo convidado em 2009 para o cargo de assessor de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, dando suporte jurídico, por meio de pesquisas e pareceres técnicos, em julgamentos cíveis, empresariais, consumeristas e tributários.
Após a conclusão da EMERJ (2010) pediu exoneração do cargo de assessor de Desembargador, retornou a advogar e foi aprovado, novamente por meio de concurso público, para o cargo de Procurador Municipal no município de Barra Mansa (RJ), onde exerceu a Chefia da Procuradoria Fiscal, órgão recém criado, no qual participou da instalação do sistema de gestão e controle processual, instituiu rotinas e metodologia de trabalho fundamentais para a modernização da administração pública e aumento da arrecadação municipal.
Pediu exoneração do cargo de Procurador Municipal para dedicar-se exclusivamente a advocacia, sendo nomeado (2010) pela OAB de Niterói como primeiro Presidente da Comissão de Direito Empresarial, e por isso recebeu moção de aplausos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Nessa função destaca-se a colaboração com a Secretaria de Fazenda Municipal para a implantação e aprimoramento da Nota Fiscal Eletrônica no Município.
Em 11/11/11 constituí a sociedade FUSCALDO Advogados com Fernando Galindo, advogado com firme atuação na área tributária e empresarial, com vasta vivência na área contábil-fiscal.
Os seus elevados padrões éticos e rigor profissional adquiridos ao longo de mais de 10 (dez) são os pilares do escritório, que conduz questões de todo porte e complexidade jurídica com o mesmo zelo e comprometimento.
Com presença forte em Niterói o Escritório orgulha-se de um percurso feito com excelência na Advocacia Niteroiense. O nosso trabalho fala por nós.


 


Consulte-nos sobre assuntos de seu interesse específico